Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lembram-se do Pac Man ?

Como todos sabem... Estes gajos doidos da BackUp Unit a cada dia inventam uma paulada maluca para, expressar o seu modo de ver o mundo. É nesse contexto que designamos este ano como o ano da Cor. Os mais atentos já devem ter reparado que em cada imagem ou wallpaper criado por nós que foi postado este ano, tem sempre uma barra com as cores do arco-íris em algum dos cantos :)

É nesse contexto de tentar mostrar a forma como sentimos o mundo que designamos o mês de Outubro como o mês de jogos retro.

Trago-vos Hoje um jogo que na certa deve estar na mente dos mais antigos nesta coisa de joystick. Divirtam-se :)

Podem fazer o download do jogo ou se preferirem podem jogar logo abaixo uma versão adaptada para blogs.


Retro Games

História

Em 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria inventar um jogo de vídeo diferente dos "shoot-em-ups" (tiro-neles), que se assemelhasse a um desenho-animado.

A idéia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos ; o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.

No jogo os jogadores controlam puckman, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que se escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem puckman caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.

O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um calão na língua inglesa).

O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas…

Em 1982 é lançado Ms. Pac-Man, a primeira seqüência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada com batom vermelho), e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes.

Também é lançado Jr.Pac-Man que para mostrar ser uma criança usa um boné com uma hélice em cima(um brinquedo



Nenhum comentário:

Postar um comentário