Páginas

domingo, 26 de outubro de 2008

Prince of Persia



Prince of Percia foi desenvolvido por Jordan Mechner lançado em 1989 para o Apple II e IBM-PC (DOS).

Foi tido como um grande avanço na qualidade de animação vista nos jogos eletrônicos. Mechner usou um processo no qual ele estudou por muitas horas filmes de seu irmão mais novo, David, correndo e pulando com roupas brancas, para assegurar que todos os movimentos parecessem corretos. Também inovador era o fato do protagonista e inimigos lutarem com espadas, ao contrário de armas com projéteis ou raios, como os outros jogos da época.



Retro Games


Após o sucesso inicial, o jogo foi lançado em diversas outras plataformas, como Amiga, Apple Macintosh, NES, Game Boy, Game Gear, SNES, Mega Drive(Sega Genesis) etc. O jogo, à primeira vista repetitivo, é surpreendente pelos quebra-cabeças inteligentes e armadilhas mortais.

Prince of Persia rendeu diversos outros títulos da mesma franquia, e deu margem para um extenso gênero de plataforma, que imita a ação e os quebra-cabeças.

História

Após o lançamento do título original, em 1989, Jordan Mechner criou a sequela em 1993 para Dos. Depois, foi para Macintosh, Mega Drive e Super Nintendo, Prince Of Persia II - The Shadow And The Flame. Prince Of Persia II foi uma inovação em relação ao jogo principal, mas não alcançou tanto sucesso. Estava previsto o lançamento de um terceiro título, mas ele nunca foi concluído.

No ano de 1999, em uma tentativa de relançar a franquia de sucesso, Prince Of Persia 3D é lançado para PC. Criado por um grupo de programadores que tiveram autorização de Mechner, contando com gráficos tridimensionais, mas jogabilidade e ação muito aproximada do Prince of Persia original.

A Ubisoft comprou os direitos de Prince of Persia, e passou a produzir o mais novo título da série. Em 2003, Prince of Persia: The Sands of Time foi lançado. O jogo continha sólidos gráficos e uma história trabalhada.

No ano seguinte, Prince of Persia: Warrior Within saiu como sequela do primeiro. Com gráficos refeitos, história mais sombria e novos movimentos de ataque com duas espadas, dava margem para um terceiro título, como continuação das duas histórias passadas.

No ano de 2005, a empresa canadense lançou Prince of Persia: The Two Thrones. O jogo fecha a trilogia Sands of Times.

A Ubisoft pretende lançar mais uma continuação para o jogo, Prince of Persia 4: Ghosts of the Past, que é dado como atemporal em relação aos outros, ou seja, o início do enredo, quando o Príncipe estava jovem. Previsto para o segundo semestre de 2008, o jogo está sendo desenvolvido para Playstation 3, PC e Xbox 360.

O jogo esta actualmente a ser adaptado para o cinema pela "Jerry Bruckheimer Films" que obteve os direitos da adaptação do Prince of Persia: The Sands of Time em 2004 e vai ser distribuido pela Walt Disney.

Espera-se o filme para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário