Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Os Emuladores!!!

Caríssimos, os jogos retro são o nosso vício para Outubro, já esta claro... Mas que fazer para jogar não só os títulos que o Kaetus postou aqui? São tantas consolas, tantas máquinas arcade, tantas empresas, e o pior de tudo é que 50 ou mais por cento das consolas e todo o resto retro já não se encontra a venda. A solução seria ter no Pc, uma aplicaçaõ que pudesse simular um Nintendo ou um Genesis\Mega Drive, ou ainda uma máquina arcade da Neo Geo não é? Pois é, a solução e mesmo essa, e a essa aplicação da-se o nome de Emulador. Ora vejamos:

Emulador: Em computação, um emulador é um software criado para essencialmente transcrever instruções dum processador alvo para o processador no qual ele está a correr. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software. Basicamente, um emulador traduz a língua de um sistema para o outro, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra. Muito complicado né? Ok, o emulador é um software que simula uma ou mais plataformas sejam, de jogos ou computadores, noutra plataforma.

A popularização dos emuladores surgiu com a Internet e os emuladores de consolas de jogos. As imagens extraídas de cartuchos ou disquetes de consolas(chamadas "ROM images", imagens ROM ou simplesmente "ROMs") aliadas à programação de baixo nível de jogos para sistemas antigos tornou fácil a possibilidade de criação de emuladores de sistemas como o Chip-8 e depois de consolas mais populares como o Atari 2600 e NES (essa já tinha jogos programados em alto nível).

Apesar de um emulador não ser a coisa mais fácil de se configurar, com pouco conhecimento hoje já é possível correr um jogo da Playstation num PC através dum emulador sem muitos problemas, muitas vezes até com qualidade superior a própria PS, já que podem-se aplicar efeitos como anti-aliasing que a consola não possui e correr os jogos em resoluções muito mais altas que as originais.

Vamos começar com os emuladores de consolas populares:

Nintendo NES (Nintendo Enterteinment System)

Download


Super Nintendo

Download


SEGA: SG1000, SC3000
Master System, Game Gear, Genesis/Megadrive,
SegaCD/MegaCD e 32X

Download

Por hoje já chega não é? Agora toca a emular estas belezas!!! Mas ei, para emular precisamos de roms!! O que são roms? Bem, vejamos, esse é o próximo post, vamos ser um pouco egoistas, por agora vão se divertir com estes emuladores, aqueles que já tem alguma noção do que é um emulador, sorry!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário