terça-feira, 4 de novembro de 2008

Discografia: Jamiroquai (Part 1)

Se o Acid Jazz é o que é no mundo da música, isso deve-se ao facto de existirem nomes como Jamiroquai!!! Nesta primeira parte da discog de Jamiroquai, iremos apenas sobrevoar quem eles são. Logo depois de lerem, baixem os dois primeiros albuns da banda, isso mesmo, da banda. Sublinhei este facto de Jamiroquai ser uma banda porque infelizmente cá em Moçambique Jamiroquai é visto como apenas um tipo. Mas o facto e que aquele tipo que sempre está lá nos clipes é apenas o vocalista principal, o Jason Kay, e parece até mentira, mas todos os outros mebros da banda aparecem sempre nos clipes, só que não tanto quanto o Jay Kay. Ora vejamos:

Jamiroquai é uma banda britânica liderada pelo cantor Jason Kay. A banda é popular em todo o mundo e é o membro mais conhecido do Acid jazz, movimento londrino do início dos anos 90, junto a outros grupos como Incognito, Brand New Heavies, Galliano, e Corduroy.

O nome Jamiroquai é derivado do nome da tribo Iroquoi de nativos norte-americanos, com os quais Jay Kay diz se identificar filosoficamente, combinado à expressão 'Jam', como em Jam Session, do idioma inglês.

O primeiro single da banda “When you gonna learn?” originou uma disputa entre editoras que acabou por ser ganha pela Sony, com quem assinaram um contrato de oito álbuns, uma proeza para um jovem que andava de skate, tinha uma paixão por roupas vintage e usava um chapéu esquisito.Já se passaram treze anos desde que assinou com a Sony um contrato sem precendentes para 8 álbuns. Depois de 25 milhões de cópias vendidas, quatro turnês mundiais e 141 semanas na tabela de singles britânica, pode dizer-se que a aposta da Sony deu frutos. Frutos Grandes!!

O primeiro disco, “Emergency On Planet Earth”, de 1993, foi o álbum que mais cópias vendeu em menos tempo, desde os tempos de “Faith”, de George Michael. O album é altamente "Jam"ificado, se gostas de coisas de instrumentistas, isto pode levar-te a loucura total. Todos os membros da banda são mestres no que tocam, o resultado da união deles então...

The Return Of the Space Cowboy’, de 1994, com os seus comentários satíricos e mordazes, é bastante agressivo no que diz, suave e underground no que se toca, mas o sucesso da banda não ultrapassou as fronteiras britânicas. Mas digo-vos meus caros, que se tivesse que escolher os dentre os melhores albuns de Jamiroquai, este com certeza havia de constar.


Emergency On Planet Earth (1993)


Download


The Return Of The Space Cowboy (1994/95)

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário