Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O que é UNDERGROUND?

Saber não ocupa lugar. Temos visto pela nossa cidade e pelo mundo fora muita gente a dizer que é “Underground”, que faz música “Underground”. Mas nós cá deste lado do post, notamos muitas vezes que o termo Underground é usado erradamente. Porquê? Talvez a informação tenha chegado mal. Por isso, decidimos investigar, e trazer para o pessoal todo que não quiser obedecer a ignorância, o conceito exacto e correcto de Underground. Ora Vejamos:

Underground ("subterrâneo", em inglês) é uma expressão usada para designar um ambiente cultural que foge dos padrões comerciais, dos modismos e que está fora da mídia. Muito conhecido como Movimento Underground ou Cena Underground. A cultura underground também pode ser chamada de contra-cultura.




Este é o logotipo mais oficial e conhecido da palavra Underground
O logotipo do subterâneo de Londres.


É chamada de música underground ou música alternativa aquela que desenvolveu um número considerável de adeptos, sem no entanto obter sucesso comercial. Este tipo de música de um modo geral possui pouco ou nenhum apelo de massa, visibilidade ou presença comercial.

O termo também é usado actualmente para descrever música contemporânea de artistas expoentes mas que não pertençam ao mainstream musical, sendo o gênero ou estilo do artista irrelevantes para a determinação do status "underground".

O termo música underground tem sido aplicado a diversos movimentos artísticos, como a música psicodélica movimento de meados dos anos 1960, punk rock e hardcore, hip hop, o rock alternativo, grunge, algumas formas de heavy metal, música eletrônica, e música experimental, além de outros mais.

Estamos entendidos?


7 comentários:

  1. Muito esclarecedor. O problema é que o underground é associado a determinado tipo de som, e não propriamente a repercursão que a música tem na media ou exploração comercial a que está sujeita. Por isso diz-se, que músico famoso pode fazer "alguns" sons undergroung, porque há uma tipod e estilo musical rotulado como undergroung...é realmente um pouco confuso.

    ResponderExcluir
  2. muitos deviam ler isto, porque realmente o dominio sobre conceitos no nosso país é fraco.
    As pessoas atribuem nomes e caracteristicas a coisas que não correspondem a realidade...
    é triste...
    abraço

    ResponderExcluir
  3. A ideia do post foi mesmo essa ell p. Elucidar o people. Espero que os nossos companheiros músicos queiram aprender e possam daí evoluir no que fazem.

    ResponderExcluir
  4. axo positivo o vosso trabalho,ajuda muita gente a entender as coisas,ha people k diz "UNDERGROUND NAO TEM SAIDA" mas é ixo mesmo,underground é anonimato,é música sem publicidade e sem fims comerciais,e por isso todo akele k faz underground,kwalker xtilo,o faz sem kerer sobre sair...FÉNIX

    ResponderExcluir
  5. Acho fixe a ideia de esclarecerem esta cena do undergruond ao pessoal, mais sinceiramenteéu tenho ouvido por aí que unde... é uma palavra como windeck cada um da o seu conceito ou sinónimo é uma palavra com significado desconhecido.

    ResponderExcluir
  6. Valeu! Acredito agora poder entender melhor o que dizem as pessoas que não sabem ao certo o que dizer e usam o termo "underground" de forma aleotória. Grata.

    ResponderExcluir
  7. O "UNDERGROUND" É BEM ABRANJEDOR EM RELAÇÃO A MOVIMENTOS...

    ResponderExcluir